Apple surpreende com novo Mac mini M4, mas posicionamento do botão de energia causa estranhamento

M4 Mac mini

O novo Mac mini da Apple é impressionante. Para muitos, é como um sonho de infância: uma máquina compacta de alumínio, silenciosa e com uma potência notável — especialmente quando equipada com o novo chip M4 Pro da Apple.

No entanto, um detalhe no design deste Mac mini chama atenção: ele possui duas portas USB-C e uma entrada para fones de ouvido na frente, além de três portas Thunderbolt, uma entrada Ethernet, uma porta HDMI e um conector de energia na parte traseira. Mas o botão de energia, normalmente fácil de localizar, está em um lugar inusitado: na parte inferior do dispositivo.

Para ligar ou desligar o Mac mini, é necessário levantá-lo e, tateando, encontrar o botão na parte de baixo.

Novo Mac Mini: botão de desligar em um local, digamos, diferente.
Novo Mac Mini: botão de desligar em um local, digamos, diferente.

Embora o dispositivo não fique totalmente plano na superfície, permitindo o acesso ao botão sem levantá-lo muito, o fato de o Mac mini ser projetado para ficar escondido em uma mesa ou estante pode tornar essa tarefa inconveniente.

Em termos de design, a Apple frequentemente surpreende, e, embora seja um detalhe menor, o botão na parte inferior já está sendo comparado a outras escolhas de design questionáveis, como o Magic Mouse, que é carregado com um plugue localizado na base do mouse. Para alguns, o botão na parte inferior do Mac mini pode ser ainda mais inconveniente, já que ligá-lo e desligá-lo ou forçar uma reinicialização pode ser algo mais frequente do que recarregar o mouse.

É possível que a Apple tenha adotado esse design para otimizar o espaço no Mac mini, que é de fato muito compacto. Ainda assim, o botão de energia poderia ter sido posicionado na parte de trás, frontal ou até mesmo no topo do dispositivo — praticamente qualquer lugar seria mais conveniente do que na base.

Vamos ver se essa escolha se torna algo fácil de acostumar na prática. Em breve, traremos mais detalhes sobre o funcionamento do novo Mac mini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *