Chrome lança recurso que promete ajudar o navegador a rodar mais rápido

Google Chrome

O Google está lançando novos recursos de gerenciamento de memória no Chrome, com o objetivo de ajudar a controlar abas que consomem muitos recursos. As atualizações incluem novos “Alertas de Problemas de Desempenho” e alguns ajustes no modo já existente “Economia de Memória”, que tenta liberar os recursos de abas inativas em segundo plano.

Os novos alertas aparecem quando a ferramenta de Detecção de Desempenho identifica que uma de suas abas está usando mais recursos do que deveria. A notificação surge ao lado da miniatura do seu perfil na barra de ferramentas do Chrome, como um pequeno ícone que lembra um velocímetro. Ao clicar no ícone, uma lista das abas problemáticas será exibida, com a opção de “Descartar” ou “Corrigir agora”.

O verificador de desempenho do Chrome funcionando.
O verificador de desempenho do Chrome funcionando.

Além disso, o Google atualizou o “Economia de Memória”, um recurso introduzido no Chrome em 2022 que coloca em espera as abas que estão consumindo muitos recursos. Agora, ele oferece três modos: Padrão, Equilibrado e Avançado.

Segundo o Google, o modo Padrão interpreta as necessidades do sistema e gerencia as abas automaticamente; o modo Equilibrado opera com base nas necessidades do sistema e nos seus hábitos de navegação; e o modo Avançado desativa as abas mais rapidamente após você parar de usá-las.

Para acessar as novas configurações, você precisa clicar no menu de três pontos no canto superior direito do Chrome, ir em “Configurações” e clicar na aba “Desempenho” à esquerda. Você verá uma nova opção de “Alertas de Problemas de Desempenho” em Geral e as atualizações do “Economia de Memória” logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *