Cidade na França oferece acesso gratuito ao ChatGPT Premium para ajudar idosos a encontrar informações

ChatGPT Mobile

Os moradores mais velhos de Arcachon, uma cidade no sudoeste da França, agora poderão usar o ChatGPT Premium de forma gratuita. Essa iniciativa foi criada para ajudar a população, que é principalmente composta por idosos, a acessar informações sobre a cidade.

O presidente da Câmara, Yves Foulon, do partido Os Republicanos (LR), anunciou na semana passada que é importante que todos saibam como usar as tecnologias digitais no dia a dia. “Temos pessoas treinadas para ajudar os moradores com questões digitais, e agora decidimos dar um passo à frente ao oferecer acesso gratuito ao ChatGPT para todos”, disse Foulon em um vídeo.

Mais de 60% dos 12.000 habitantes da cidade têm mais de 60 anos. O presidente até chamou Arcachon de “a cidade mais velha da França”, durante uma entrevista na TV.

O acesso ao ChatGPT será feito pelo site da cidade, que mostrará exemplos de como o assistente de IA pode ajudar, como encontrar informações do município. O serviço usa a versão mais recente do ChatGPT, chamada GPT-4, que normalmente é oferecida apenas para assinantes pagos, mas foi adaptada para atender as necessidades da cidade.

No dia do lançamento, foram entregues 250 códigos de acesso ao ChatGPT. A cidade, que fica perto de Bordéus, já havia tomado várias medidas para ajudar a população a se familiarizar com o mundo digital, especialmente porque muitos serviços, como a declaração de impostos, agora são online.

No entanto, algumas pessoas nas redes sociais criticaram a escolha de usar uma empresa americana em vez de uma francesa. O custo estimado para oferecer o ChatGPT é de 10.000 euros por ano, conforme Foulon explicou em uma entrevista à rádio pública francesa, em um momento em que o país busca reduzir gastos.

Além disso, as ferramentas de IA, como o ChatGPT, têm sido criticadas por às vezes fornecerem informações incorretas. Para ajudar os moradores a usarem a tecnologia da melhor forma possível, a cidade planeja realizar treinamentos regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *