Dono do TikTok torna-se a pessoa mais rica da China

Zhang Yiming

Zhang Yiming, fundador da ByteDance, empresa controladora do TikTok, tornou-se a pessoa mais rica da China, com uma fortuna estimada em US$ 49,3 bilhões (aproximadamente R$ 283 bilhões). Este valor representa um aumento de 43% em relação a 2023, conforme a lista do instituto de pesquisa Hurun.

Aos 41 anos, Zhang deixou o cargo de diretor-executivo da ByteDance em 2021, mas ainda detém cerca de 20% da empresa.

O TikTok tornou-se uma das redes sociais mais populares globalmente, apesar de preocupações em alguns países sobre seus vínculos com o governo chinês.

Antes de Zhang, o título de pessoa mais rica da China pertencia a Zhong Shanshan, presidente da Nongfu Spring, a maior empresa de bebidas do país.

Zhang é o 18º indivíduo a alcançar o topo da lista dos mais ricos da China nos 26 anos de publicação do ranking.

A ascensão de Zhang ocorre em um momento em que a economia chinesa enfrenta desafios, com uma redução no número de bilionários no país. A lista dos mais ricos da China encolheu pelo terceiro ano consecutivo, com uma queda de 12% no número de indivíduos listados no último ano, totalizando pouco menos de 1.100 pessoas.

Zhang Yiming nasceu em Longyan, no sudeste da China, em 1983. Antes de fundar a ByteDance em 2012, trabalhou na Microsoft e no Kuxun, um dos principais sites de busca de viagens e transporte da China, posteriormente adquirido pelo TripAdvisor.

A ByteDance iniciou suas operações com um agregador de notícias baseado em inteligência artificial que teve grande sucesso na China. Em 2016, a empresa lançou o Douyin, precursor do TikTok, que chegou ao mercado internacional em 2017.

G1

Apesar de pressões internacionais, especialmente dos Estados Unidos, que planejam banir o TikTok em janeiro de 2025 caso a ByteDance não venda suas operações no país, a empresa continua a expandir sua presença global.

A ascensão de Zhang Yiming ao topo da lista dos mais ricos da China reflete o dinamismo do setor tecnológico chinês e a crescente influência de empresas como a ByteDance no cenário global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *