Empresa chinesa inicia venda de ingressos para voo espacial suborbital

Foguete da Deep Blue Aerospace

Na última quinta-feira (24), uma empresa chinesa deu início à venda de dois bilhetes para um voo espacial suborbital programado para 2027.

Os ingressos, oferecidos pela Deep Blue Aerospace, têm o preço de 1,5 milhão de yuans cada (cerca de US$ 210 mil ou R$ 1,2 milhão na cotação atual). Durante a viagem, os passageiros poderão desfrutar de cinco minutos em ausência de gravidade.

A Deep Blue Aerospace se destaca como uma das líderes na China no crescente setor espacial comercial. O governo chinês tem incentivado o desenvolvimento dessas empresas para competir com gigantes como a americana SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, que também oferecem voos turísticos suborbitais.

Em 2023, foram realizados 26 lançamentos por empresas comerciais na China, conforme reportado pela mídia oficial. Dentre eles, destaca-se o Zhuque-2, projetado pela LandSpace, que se tornou o primeiro foguete do mundo a orbitar o planeta utilizando motores de metano líquido, uma tecnologia promissora que ajuda a reduzir custos.

Além disso, em maio, a empresa CAS Space anunciou planos para oferecer voos de turismo espacial no país a partir de 2028.

O que é voo suborbital

Um voo suborbital é aquele em que uma nave consegue viajar além da atmosfera terrestre. Esse tipo de voo pode ser comparado ao arremesso de uma bola de basquete em direção à cesta. A cápsula em que os tripulantes estão atinge uma altitude máxima e, em seguida, retorna ao solo em uma trajetória semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *