A ESPN está testando um avatar gerado por IA chamado FACTS, desenvolvido para o programa de futebol universitário SEC Nation, exibido aos sábados na programação estadunidense. O recurso simula um apresentador, nos moldes da brasileira Magalu, mas com capacidade de analisar dados e emitir opiniões por sua integração com inteligência artificial.
O avatar utiliza informações do ESPN Analytics, como o Football Power Index (FPI), estatísticas de jogadores e equipes, além de cronogramas de jogos. Embora ainda não tenha sido apresentado oficialmente, o conceito sugere uma versão automatizada do icônico estatístico da ESPN, Howie Schwab, que também estrelou o game show dos anos 2000, Stump the Schwab.
A ESPN já utiliza IA generativa em seu site, criando resumos de jogos, como os relatórios sobre futebol feminino, lacrosse e Premier League. O FACTS, porém, ainda está em fase de desenvolvimento, e a emissora não revelou quando ele será introduzido na programação.
O avatar é alimentado pela tecnologia ACE (Avatar Cloud Engine) da Nvidia, em integração com o Azure OpenAI para processamento de linguagem natural, além do ElevenLabs para conversão de texto em fala.
Durante o anúncio feito na ESPN Edge Innovation Conference, a empresa enfatizou que o FACTS não é uma tentativa de substituir jornalistas ou outros talentos da emissora. Segundo a emissora, o avatar tem o objetivo de promover educação e entretenimento no segmento de análises esportivas. O recurso busca testar inovações e tornar os dados analíticos da ESPN mais acessíveis aos fãs de maneira interativa e divertida.