Fontes internas garantem que Sony está trabalhando em um PS5 portable

Sony Interactive Entertainment

A Sony está nos estágios iniciais de desenvolvimento de um console portátil capaz de rodar jogos do PlayStation 5 (PS5 portable), segundo informações da Bloomberg. Fontes anônimas familiarizadas com o projeto afirmam que o dispositivo ainda está a “anos de seu lançamento”.

Essa notícia surge menos de um ano após o lançamento do PlayStation Portal, um dispositivo portátil da Sony projetado para transmitir jogos de PS5 dentro da mesma rede local. Recentemente, a Sony atualizou o firmware do Portal, permitindo que assinantes do PlayStation Plus transmitam jogos diretamente dos servidores da empresa em até 1080p e 60 fps.

Enquanto isso, o sucessor do Nintendo Switch, que será anunciado em breve, deve seguir a linha híbrida de console e portátil popularizada pela Nintendo.

O histórico da Sony em consoles portáteis

A Sony entrou no mercado de portáteis em 2005 com o PlayStation Portable (PSP), que utilizava discos ópticos no formato proprietário UMD. Em 2012, lançou o PlayStation Vita, um console bem recebido por suas inovações, como analógicos completos e tela de alta resolução, mas que não conseguiu competir com o sucesso de vendas das linhas Nintendo DS e 3DS.

O desafio de criar um PS5 portátil

Com o sucesso do Nintendo Switch e o surgimento de dispositivos como o Steam Deck, os consoles portáteis voltaram a ganhar destaque. A capacidade de jogar em movimento com resoluções em HD e sem depender de uma TV tem atraído um público que busca experiências práticas, mesmo sem gráficos de altíssima fidelidade.

Embora a ideia de compactar o hardware do PS5 em um dispositivo portátil pareça desafiadora, a Sony já conseguiu reduzir o tamanho do console em versões mais recentes, como o PS5 Pro. Um PS5 portátil também poderia operar com gráficos em resoluções mais baixas, como 1080p, reduzindo as exigências de hardware e tamanho físico, similar ao que a Microsoft alcançou com o Xbox Series S em relação ao Series X.

Tendências do mercado

Desde seu lançamento em 2020, o PS5 vendeu 56 milhões de unidades. No entanto, o uso ativo do console ainda é comparável ao do PS4, indicando que muitos jogadores ainda não fizeram a transição para a nova geração. Um PS5 portátil poderia atrair esse público, além de atender à demanda crescente por experiências móveis e flexíveis no mercado de jogos.

Com concorrentes como Microsoft e Nintendo também investindo nesse segmento, a aposta da Sony em um console portátil parece um movimento estratégico em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a mobilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *