Já reparou que alguns dos seus vídeos no Instagram têm uma qualidade menor do que outros? Recentemente, Adam Mosseri, chefe do Instagram, explicou em uma sessão de perguntas e respostas por que isso acontece. A qualidade dos vídeos no Instagram é parcialmente determinada pela quantidade de visualizações.
Mosseri revelou que, se um vídeo não recebe muitas visualizações logo após a postagem, o Instagram pode reduzir a qualidade para economizar recursos. No entanto, se esse vídeo voltar a receber muitas visualizações, a plataforma poderá renderizá-lo em alta qualidade novamente. Ele também explicou que, para usuários com conexão de internet mais lenta, o vídeo é automaticamente transmitido em qualidade inferior, visando manter uma experiência fluida para todos.
Além disso, Mosseri explicou que o Instagram ajusta a qualidade de vídeos com base no desempenho geral e não no comportamento de um único usuário. Criadores que têm vídeos com maior engajamento tendem a ter conteúdos armazenados com qualidade superior, devido ao uso de codificação mais complexa e armazenamento mais caro, em um processo de “escala móvel”, e não de uma regra fixa.
Essa política tem como objetivo exibir o conteúdo da mais alta qualidade possível, dentro das limitações da plataforma e da demanda de visualizações, proporcionando uma experiência otimizada tanto para os criadores quanto para os espectadores.