O governo canadense ordenou o fechamento da subsidiária da TikTok no país, a TikTok Technology Canada, e o fechamento dos escritórios da empresa em Toronto e Vancouver, após uma análise de segurança nacional.
Segundo François-Philippe Champagne, ministro da Inovação, Ciência e Indústria, a decisão foi baseada em evidências coletadas pelo conselho de segurança e inteligência do Canadá, com apoio de parceiros internacionais.
Apesar disso, o aplicativo continuará acessível no país. “O governo não irá bloquear o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo”, afirmou Champagne, mas alertou sobre os potenciais riscos de segurança, especialmente relacionados ao compartilhamento de informações com empresas estrangeiras, como a chinesa ByteDance, proprietária do TikTok
Histórico de restrições ao TikTok
A decisão do Canadá ocorre em meio a crescentes preocupações globais sobre o TikTok, especialmente em relação à privacidade dos dados e sua conexão com o governo chinês.
- Proibição em dispositivos governamentais: nos EUA, há dois anos, o TikTok foi banido em dispositivos oficiais, sob alegações de que dados como histórico de navegação, localização e identificadores biométricos poderiam ser acessados por lideranças chinesas — algo que a empresa negou. Medidas similares foram adotadas no Canadá e no Reino Unido .
- Risco a crianças: em 2023, o TikTok foi multado em US$ 368 milhões pela União Europeia por falhas na proteção da privacidade de crianças. Além disso, o aplicativo enfrenta processos nos EUA devido a seu potencial viciante para jovens .
- Possívelo nos EUA: o presidente dos EUA Joe Biden assinou uma lei exigindo que a ByteDance venda o TikTok para uma empresa americana ou enfrentará um banimento completo no país. A empresa está contestando judicialmente essa medida .
Questionamentos e consequências
Michael Geist, professor da Universidade de Ottawa, questionou a abordagem do governo canadense. Segundo ele, banir a empresa enquanto permite o uso do aplicativo pode ser contraproducente. “Os riscos associados ao aplicativo permanecem, mas a capacidade de responsabilizar a empresa será enfraquecida”, afirmou.
Os administradores do TikTok, por sua vez, criticaram a decisão canadense, afirmando que resultará na destruição de centenas de empregos bem remunerados no país. A empresa declarou que planeja contestar a ordem na justiça e ressaltou que a plataforma continuará operando no Canadá para atender criadores de conteúdo e negócios locais.