A empresa chinesa SpaceSail está se preparando para ser a nova concorrente da Starlink no mercado brasileiro de internet por satélite.
Hermano Barros Tercius, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, confirmou à BBC Brasil a possibilidade de a SpaceSail iniciar operações no país, com a assinatura de acordos previstos para coincidir com a visita do presidente chinês, Xi Jinping, durante a Cúpula do G20 no dia 20 de novembro.
Embora o governo brasileiro esteja entusiasmado com a chegada da SpaceSail, ainda não há uma data exata para que a empresa comece a oferecer seus serviços, pois o processo de licenciamento e regulamentação no Brasil pode ser demorado. Dessa forma, a expectativa é que a SpaceSail só entre em operação no Brasil a partir de 2025.
A SpaceSail, com sede em Xangai, aposta em satélites de órbita baixa, conhecidos como LEO (Low Earth Orbit), para fornecer serviços de banda larga. Esses satélites orbitam a cerca de 550 km de altitude e são menores que os satélites convencionais, o que reduz o custo de lançamento e operação. A empresa, que atualmente possui 18 satélites em órbita, planeja lançar até 15 mil satélites até 2030.
A entrada da SpaceSail no mercado é vista como um fator importante para aumentar a competitividade no setor de internet por satélite no Brasil, onde a Starlink, de Elon Musk, domina cerca de 45% do mercado. Além de potencialmente melhorar o acesso à internet, a competição pode reduzir os preços e levar a mais opções para os consumidores, especialmente após recentes divergências entre a Starlink e as autoridades brasileiras.