A Apple está a poucos dias de lançar o aguardado iOS 18.2, que trará novos recursos para a Siri, tornando-a uma assistente muito mais útil e poderosa, integrada ao ChatGPT e uma ferramenta inédita chamada Visual Intelligence. Essas melhorias permitirão que a Siri vá além das buscas simples, respondendo a perguntas complexas, oferecendo sugestões e analisando imagens diretamente no dispositivo.
No iOS 18.2, a Siri será capaz de encaminhar perguntas para o ChatGPT sempre que a resposta exigir uma análise mais aprofundada. Inicialmente, a Siri pedirá confirmação ao usuário para enviar questões ao ChatGPT, mas essa configuração pode ser desativada para agilizar as respostas. Perguntas básicas continuam sendo respondidas pela própria Siri, enquanto consultas mais complexas são encaminhadas ao ChatGPT, como, por exemplo, sugestões de coquetéis a partir de ingredientes específicos. Para perguntas rápidas, a Siri ainda utiliza o Google para resultados mais diretos.
Além disso, a nova Visual Intelligence permitirá que os usuários tirem fotos e obtenham análises instantâneas por meio do ChatGPT ou busquem imagens semelhantes na web, semelhante ao Google Lens. Essa ferramenta expandirá a capacidade da Siri, que anteriormente só identificava itens como plantas e pontos turísticos.
A Apple garantiu privacidade nas interações com o ChatGPT, afirmando que as solicitações são processadas apenas para fornecer as respostas, sem armazenamento de histórico ou uso para treinar o modelo de IA, a menos que o usuário opte por se conectar à conta OpenAI.
No entanto, as limitações dos chatbots ainda existem: o ChatGPT pode “alucinar” detalhes, criando informações incorretas, como títulos de livros inexistentes. Enquanto isso, o concorrente Gemini, da Google, oferece links de fontes para consulta, um recurso que o ChatGPT ainda não exibe de forma tão acessível.
Esses novos recursos são um grande avanço nas capacidades da Siri, e a Apple já planeja atualizações para 2025 que permitirão à Siri interagir diretamente com aplicativos, uma evolução que tornará o assistente virtual ainda mais funcional.