A Google começou a disponibilizar a opção de criar uma identidade digital a partir do seu passaporte para ser armazenada no Google Wallet e utilizada em pontos de controle da TSA (Administração de Segurança no Transporte) nos Estados Unidos.
Como Criar a Identidade Digital
De acordo com o blog da Google, o processo é simples:
- Abra o Google Wallet e selecione a opção “Criar um passe de identidade com seu passaporte dos EUA.”
- Siga as instruções para escanear o chip de segurança na parte de trás do passaporte.
- Grave um vídeo selfie para verificar sua identidade.
- Após o envio, o Google Wallet notificará quando o passe estiver pronto (geralmente em poucos minutos).
Nota: A Google reforça que essa identidade digital não substitui o documento físico e recomenda que o passaporte físico seja levado em viagens “por enquanto.”
Disponibilidade e suporte
- A funcionalidade será liberada para “todos os usuários elegíveis” nas próximas semanas, conforme Jenny Cheng, VP e GM do Google Wallet. Não há especificação sobre data de liberação no Brasil, nem informações sobre a validade do documento.
- Um mapa com os aeroportos que aceitam identidades digitais pode ser consultado no site oficial da TSA neste link, contando apenas com localidades dentro do território estadunidense.
O lançamento da nova função expande o interesse do aplicativo de se tornar mais presente no cotidiano dos usuários. No Novo México, bem como em outros cinco estados estadunidenses, já é possível utilizar um recurso do Google Wallet também como comprovante de habilitação para motoristas, conforme relatado pelo site 9to5Google.