ReVar: nova ferramenta automatiza cálculo de IR para investidores em renda variável

Aplicativo Receita Federal

A partir de 2025, investidores pessoa física no Brasil contarão com uma solução inédita para facilitar a apuração do Imposto de Renda sobre operações de renda variável. Desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a B3, a calculadora ReVar promete simplificar a declaração de impostos sobre investimentos em ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs.

Como funciona a ReVar?

No lançamento, a ReVar atenderá operações no mercado à vista da B3. Em etapas futuras, a ferramenta incorporará funcionalidades adicionais, como:

  • Cálculo de grupamento de ações;
  • Pagamento de proventos;
  • Suporte para investidores que operam índices e dólar futuro.

Além disso, está em desenvolvimento uma funcionalidade para o pré-preenchimento automático da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), que trará ainda mais praticidade ao processo de declaração.

A calculadora utiliza APIs avançadas para integrar dados das operações realizadas pelos investidores, diretamente da B3 e das corretoras. Com isso, o sistema apura ganhos ou prejuízos líquidos, calcula o imposto devido e gera automaticamente o DARF com QR Code para pagamento via PIX.

Benefícios para os investidores

A ReVar é projetada para atender cerca de 4 milhões de investidores e oferece:

  1. Praticidade: Reduz o tempo necessário para apuração e pagamento do imposto.
  2. Confiabilidade: Garantia de cálculos precisos, em conformidade com a legislação vigente.
  3. Inovação: Automatização de processos complexos, preparando o caminho para um preenchimento mais ágil da DIRPF.

Os investidores poderão acessar a ReVar pela Área do Investidor da B3 ou pelo portal e-CAC da Receita Federal. O sistema permitirá o compartilhamento de dados em conformidade com a LGPD, oferecendo segurança e transparência aos usuários.

Declaração e pagamento facilitados

No portal e-CAC, o investidor poderá complementar as informações com dados adicionais, como custo de aquisição de ativos e prejuízos acumulados. Após esse passo, a ferramenta apresentará um resumo mensal das operações e, quando necessário, gerará o DARF para pagamento.

Segundo Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, a ferramenta “é mais uma entrega alinhada à nova diretriz da Receita de oferecer todos os meios possíveis para orientar os contribuintes e diminuir o custo de conformidade”.

A ReVar marca um avanço significativo para simplificar a relação dos investidores brasileiros com o cumprimento de suas obrigações fiscais, trazendo agilidade, segurança e inovação ao processo de apuração de impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *